Carlos Mesquita transformou uma banca de engraxador num império de
reparação de sapatos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde é o homem de
eleição para casas como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez.
Carlos Mesquita, de 63 anos, começou o negócio em Portugal com uma banca
de engraxador na barbearia do pai, mas é hoje o dono das lojas Leather Spa,
onde os nova-iorquinos reparam e personalizam os seus sapatos e outros
acessórios em pele.
A revista Time Out escreveu que o português “é o Dr. de sapatos
escolhido e celebrado pelos ricos e exigentes” da cidade norte-americana.
Carlos Mesquita foi emigrante em França até perceber numa viagem a Nova
Iorque que existia uma oportunidade de negócio no país e mudou-se com a família
para os Estados Unidos.
“[Quando cheguei] percebi rapidamente que não tinha nada para aprender.
Tudo o que faziam era 80% abaixo do que fazíamos em França. Pensei logo:
"Tenho é de vir para cá ensinar"", diz à agência Lusa.
Carlos alugou uma loja numa das zonas mais caras de Nova Iorque, na Rua
55, entre a quinta e a sexta avenida, mas o negócio não foi um sucesso
imediato.
"Os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos. Quando os
estragavam, deitavam fora”, lembra.
O empresário percebeu que os americanos que compravam sapatos baratos
continuariam a fazê-lo – os seus clientes era quem investia em calcado de luxo.
Ainda assim, admite, estabelecer o negócio “foi uma luta”.
“Dediquei muito tempo a este negócio. Não se cria um negócio, para o
qual quase não havia clientes, de um dia para o outro", explica.
O empresário dá hoje emprego a 73 pessoas e tem três lojas: uma na Rua
55, um na Grande Central Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto
ao Central Park.
Em média, as lojas recolhem 450 pares de sapatos e outros acessórios em
pele por dia. Todo o trabalho é feito pelos 55 funcionários que trabalham numa
fábrica em Queens.
Mesquita tem uma gama de produtos Leather Spa – com atacadores, ceras,
palmilhas e cremes – e propostas para criar um franchise, que chegam de outras
cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.
Nos últimos anos, chegou também o reconhecimento e, com ele, o trabalho
com Jennifer Lopez e outras estrelas, para quem personaliza os seus sapatos
para concertos, videoclips e filmes.
Quando os clientes de lojas de luxo como Manolo Blahnik ou Christian
Louboutin querem reparar ou personalizar os seus sapatos, também é na Leather
Spa que confiam.
Carlos explica que passou a vida "a pensar em prazos de cinco
anos", mas agora pensa apenas em prazos de 12 meses.
"O meu objetivo para o próximo ano é ganhar o mesmo dinheiro que no
ano passado, mas trabalhar menos", diz.

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