Cerca de 2.300 toneladas de aço destinadas à construção de dois
navios asfalteiros chegaram aos Estaleiros de Viana do Castelo, encomenda
que permite manter ativo o contrato com a Venezuela.
A chegada deste aço
ao cais da empresa aconteceu cerca das 12:00 de hoje e o material começará a
ser tratado pelos trabalhadores dos Estaleiros Navais do Castelo (ENVC) a
partir de 02 de janeiro, aquando do regresso à laboração, após a habitual
paragem de Natal.
São cerca de 2.300
toneladas de chapas de aço, matéria-prima necessária para a encomenda de dois
navios asfalteiros, por 128 milhões de euros.
"Trata-se de
um esforço para manter o contrato em cumprimento", explicou anteriormente
à Lusa fonte da administração dos ENVC. A mesma fonte recordou que a empresa já
cumpriu quatro das 14 fases do acordo, que prevê a entrega dos dois navios de
188 metros em meados e final de 2015, conforme renegociação fechada em julho
passado.
A empresa tinha já
adquirido em maio, por 890 mil euros, 1.500 toneladas de aço, tendo iniciado a
fase de corte no mês seguinte.
Em caso de
incumprimento contratual, os estaleiros incorrem no pagamento de 30 milhões de
euros de indemnização à empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA).
O Governo anunciou
a liquidação dos ENVC e, em paralelo, a subconcessão de terrenos e
infraestruturas ao grupo Martifer, que venceu o concurso internacional, o que
deverá acontecer a partir de 07 de janeiro.
A comissão de
trabalhadores dos ENVC, que se escusou a comentar a chegada desta
matéria-prima, recordou anteriormente que já foram "desperdiçadas"
1,2 milhões de horas de trabalho na empresa, que nos últimos dois anos esteve
praticamente parada, e que poderiam ter sido utilizadas neste contrato,
rubricado já em 2010.
Entretanto, a
administração dos ENVC contratou nas últimas semanas a aquisição de mais de 3,7
milhões de euros em aço e outros serviços envolvendo a construção destes dois
asfalteiros.
Em entrevista
recente à agência Lusa, o presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef)
- que detém a totalidade do capital social dos ENVC -, tinha já garantido que o
contrato entre os estaleiros e a PDVSA "está válido" e em
"cumprimento", face à aquisição, em curso, de matéria-prima e
equipamentos.
Contudo, explicou
Rui Vicente Ferreira, decorrem negociações com a Venezuela para que seja o novo
subconcessionário dos ENVC, a empresa West Sea Estaleiros Navais (grupo
Martifer), a construir os dois navios.
Os ENVC já
receberam uma tranche de 10% do valor do contrato, utilizado em 2011 para pagar
salários na empresa.
A nova empresa West
Sea deverá começar a recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores já a partir de
janeiro. Estes estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões
amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.
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