PortuNoticias | Venezuela quer Porto Rico na Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014


O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

A proposta será feita na próxima cimeira daquele organismo que se realizará em Havana, Cuba, entre 25 e 29 de janeiro.

"Jamais tiraremos do nosso coração a causa independentista de Porto Rico. Eu disse ao ministro de Relações Exteriores, Elías Jaua, para preparar um documento especial porque a delegação da Venezuela vai propor a integração de Porto Rico na Celac", disse Maduro em Caracas quando celebrava o 55.º aniversário da Revolução Cubana.

"Que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde que cedo veremos, também, a independência de Porto Rico (…), algum dia veremos nascer uma República de Porto Rico e iremos consolidar, juntos, a sua independência", disse.

O Presidente venezuelano acrescentou ainda que durante a cimeira Cuba e a Venezuela vão realizar a 14.ª reunião da Comissão Mista bilateral durante a qual serão passados em revista os temas de integração regional e assinados novos projetos de cooperação científica, cultural, tecnológica e energética.

Situado nas Caraíbas, a leste da República Dominicana e a oeste das Ilhas Virgens, o arquipélago de Porto Rico, é um território autónomo dos Estados Unidos da América.

Em 1917 o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Jones, que estabelece que as pessoas nascidas em Porto Rico são cidadãos norte-americanos.

@PortuNoticias com © Lusa | Felipe Gouveia | Agencia de noticias de Portugal


■ Somos vetores na divulgação de valores lusos em Venezuela com #PortuNoticias Prensa Internacional e #RadioNavegante ■ Redes sociais: #PortuNoticias
Compartilhe este artigo :

0 comentarios:

Que opinas deste artigo?

Diz-nos o que pensas...

 
Suporte técnico: © Adé Caldeira | Creador Website
Copyright © 2013 PortuNoticias - Todos os direitos reservados
Creado por PortuNoticias Prensa Internacional
Facebook: PortuFacebook