PortuNoticias | Autarca lusodescendente quer combater insegurança na Venezuela

domingo, 15 de dezembro de 2013


O reeleito presidente da Câmara Municipal de Carrizal, na Venezuela, o lusodescendente José Luís Rodrigues, apelou hoje ao também lusodescendente Francisco Garcês, presidente do município de Guaicaipuro, para que ambos trabalhem em conjunto pela segurança dos cidadãos da região.

"Aqui não andamos com sectarismos, tanto ‘chavistas’ [apoiantes do ex-Presidente Hugo Chávez] como opositores são bem-vindos a Carrizal, para que a nossa equipa lhes mostre o nosso programa e o sistema que instalámos, para dar a segurança ao estado de Miranda", disse.

José Luís Rodrigues explicou que o seu período de gestão 2013-2017 se caracterizará pela modernização do município, através do reforço do sistema de Emergências Carrizal (denominado "0800 - Ayuda24"). Este contará com a ampliação de uma sala coordenação do sistema de câmaras de videovigilância que estão a ser instaladas naquela localidade dos Altos Mirandinos.

No seu entender, o sistema local, implementado há dois anos, "é uma experiência aplicável a todo o estado" e passará em breve a contar com aplicações tecnológicas mais eficazes.

"Somos o município mais seguro de Miranda e o desafio é convertermo-nos no ‘número um’ do país, para tal temos que estar um passo à frente da delinquência. É por isso que instalaremos mais câmaras, aprofundaremos a rede telemática de segurança de vizinhos e comércios, para cobrir 100% do município", disse.

Os Altos Mirandinos são a região mais alta e povoada do estado venezuelano de Miranda (sul de Caracas). Tem como capital a cidade de Los Teques, que abrange os municípios de Guaicaipuro, Carrizal e Los Salias, localidades onde residem, segundo dados não oficiais, 40.000 portugueses.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, os lusodescendentes Francisco Garcês e José Luís Rodrigues foram eleitos nas autárquicas de 08 de dezembro para presidir às câmaras de Guaicaipuro e de Carrizal.

Apoiado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (o partido fundado pelo falecido presidente Hugo Chávez), Francisco Garcês da Silva, descendente de madeirenses naturais da Ribeira Brava e dos Canhas, na Madeira, obteve 58.235 votos (52,08%).

Engenheiro civil de profissão e professor na Universidade Central da Venezuela, Francisco Garcês foi ministro dos Transportes e Comunicações no Governo de Chávez entre junho de 2010 e novembro de 2011.

Com o apoio da coligação opositora Mesa de Unidade Democrática, o lusodescendente José Luís Rodrigues foi reeleito para um quarto mandato com 11.861 votos (51,62%).

O descendente de imigrantes naturais da Calheta, na Madeira, é economista e tem uma licenciatura em Direito.

José Luís Rodrigues, um dos promotores da construção do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Carrizal, chegou à política “por casualidade" ao ser convidado para participar em reuniões do partido opositor Ação Democrática, quando trabalhava na administração de uma empresa privada.

© Felipe Gouveia | LUSA | Agencia de noticias de Portugal


■ Somos vetores na divulgação de valores lusos em Venezuela com #PortuNoticias Prensa Internacional e #RadioNavegante ■ Redes sociais: #PortuNoticias
Compartilhe este artigo :

0 comentarios:

Que opinas deste artigo?

Diz-nos o que pensas...

 
Suporte técnico: © Adé Caldeira | Creador Website
Copyright © 2013 PortuNoticias - Todos os direitos reservados
Creado por PortuNoticias Prensa Internacional
Facebook: PortuFacebook