Rali Dakar 2014,
que deveria mudar o nome para Rali Sul-americano 2014, começou na cidade
argentina de Rosário e percorrerá 9.734 kms desse país, além da Bolívia e do
Chile, antes de terminar em Valparaíso.
A partida, como é
tradição, foi à meia-noite para percorrer os primeiros 809 quilômetros entre
Rosário e San Luis, 180 deles cronometrados.
Ao todo, 438
pilotos sairão da cidade de Santa Fé - 151 de carro, 175 de moto, 41 em
quadriciclos e 71 em caminhões - para cobrir 13 etapas com um dia de descanso,
algumas delas de topografia muito difícil. Dos 9.734 km contemplados este ano,
5.522 serão cronometrados.
Três das etapas
superam em muito os 600 kms de trechos especiais e uma ou outra, como a quinta
entre Chilecito e Tucumán, chegará a quase mil kms de longitude total, uma
autêntica prova de resistência para homens e máquinas.
O rali é uma
competição de habilidade e perícia ao volante, ainda que também uma prova da
potência e do estado técnico dos veículos que participam da corrida, já que são
submetidos a situações extremas.
Ainda que a
competição tenha quatro modalidades, carros e motos são as mais comuns. Os
campeões de 2013 de carros são: Stephane Peterhansel (FRA), Giniel de Villiers
(SUR) e Leonid Novitskiy (RUS); e de moto: Cyril Despres (FRA), Ruben Faria
(POR) e Francisco López (CHL).
O pódio de
caminhões foi em 2013 de três russos: Eduard Nikolaev, Ayrat Mardeev e Andrey
Karginov em seus potentes e resistentes Kamaz. Já nos quadriciclos, também
chamados de "quads", os títulos foram para Marcos Patronelli (ARG),
Ignacio Nicolás (CHL) e Rafal Sonik (POL).
Para esta edição
2014, participarão quase todos, o que faz dessa competição uma revanche em um
rali que mantém seu antigo nome 'Dakar' por tradição porque durante muitos anos
foi realizado em rotas africanas para terminar nessa cidade de Senegal.
No entanto, muitos
falam hoje que deveria ser chamado de Rali Sul-americano.
O calendário inclui
seis etapas na Argentina: depois da largada em Rosário, a terceira maior cidade
do país, as escalas serão em San Luis, San Rafael, San Juan, Chilecito, Tucumán
e Salta, onde terão um único dia de descanso.
Por decisão do
comité organizador, nesta edição 2014 só as motos passarão pela Bolívia até
Uyuni, e daí descerão até Calama, a primeira etapa do Chile, onde se
reencontrarão com o resto do Rally pesado.
Para carros,
caminhões e quadriciclos, a sétima etapa será um caracol dentro da Argentina
saindo de Salta e retornando a essa mesma localidade, para daí então tomar o
caminho a Calama.
Já no Chile, depois
dessa escala, as seguintes etapas cobrirão até Iquique, Antofagasta, El Salvador
e La Serena para concluir em Valparaíso.
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